Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Apresentação do Projeto as Diretoras das Escolas

Às 09:00h do dia 07 de Janeiro de 2011, ocorreu a primeira reunião do projeto Arte com Ciência, na qual o representante da UFS (Edilson Divino) e do IPTI (Saulo Barretto) expuseram o projeto ao diretor da DRE-01/Estância (Dionísio de Almeida Neto), à coordenadora da DRE-08/Itaporanga (Ana Cristina) e às diretoras das 4 escolas escolhidas para participar do projeto.

As escolas escolhidas foram: Colégio Estadual Arabela Ribeiro da cidade de Estância representada por sua Diretora Iracema Silva Melo; o Colégio Estadual Raimundo M. de Araújo da cidade de Indiaroba representada por sua Diretora Elenira Cardoso; Colégio Estadual Comendador Calazans da cidade de Santa Luzia do Itanhy representada por sua Diretora Maria Luiza Quintela e o Colégio Estadual Felisbelo Freire representada por sua Diretora Jucélia Ferreira.





Saulo Barretto explicou os objetivos principais do projeto Arte com Ciência, que o IPTI é a instituição proponente e gestora do projeto, ao passo que a UFS é a instituição executora e a SEED-SE é a instituição interveniente, e que o projeto é financiado pela FINEP, com recursos do Fundo de Petróleo e Gás (CT-PETRO). O propósito do CT-PETRO financiar projetos para o ensino médio é estimular nos jovens o interesse pelas ciência naturais e exatas e, consequentemente, o interesse por cursos nas áreas de petróleo e gás.

Edilson continuou mostrando que o projeto possui três vertentes sendo elas: Paleontologia e Geologia, coordenada pela Profa. Maria Helena Zucon; Física e Matemática coordenada por Prof.a Zélia Macedo; e Ecologia e Meio ambiente que será coordenada pelo próprio Prof.Edilson. Foi salientado que um aluno de iniciação científica estará ligado a cada vertente e estes estarão em contato direto com as escolas e os professores.



Uma das propostas do projeto é criar uma rede virtual de conhecimento, onde os alunos e professores poderão postar informações sobre os assuntos das respectivas disciplinas. Outra idéia é capacitar alunos e professores na produção de projetos, pois será criado um edital para submissão de projetos e os seis melhores de cada escola receberão um financiamento no valor de R$ 300,00 para a feira de ciência. Os projetos classificados virarão instalação artística profissional que irá para o acervo do museu de Santa Luzia do Itanhy. 

Será montado em cada escola um laboratório multimídia com estúdio de produção, para que os alunos possam criar seus vídeos e postarem na rede social.

Além de servir para apresentar o projeto e seus objetivos, esta reunião também serviu para mostrar às diretoras a necessidade de realizar o planejamento de suas respectivas escolas levando em conta as atividades do projeto Arte com Ciência em seu calendário letivo.

Foi decidido que o ponto central do projeto nas escolas será a Feira de Arte, Ciência e Ecologia que os colégios buscarão fazer coincidir a data com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
 


Após a toda explanação foi explicado detalhadamente o cronograma físico do projeto e a partir daí as diretoras começaram a tirar suas dúvidas.

Para finalizar a reunião ficou acertado que nos dias 18 e 19 de Janeiro do corrente ano será realizado o planejamento do projeto com a construção da Matriz de Quadro Lógico onde participarão duas pessoas de cada colégio, os representantes da UFS (Edilson), IPTI (Saulo), DRE-01(Dionísio) e todos os alunos bolsistas relacionados as vertentes do projeto.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Planejamento das ações do Projeto com as Escolas


Nos dias 18 e 19 de Janeiro de 2011 aconteceram as reuniões de planejamento das ações do projeto, no auditório da Diretoria Regional de Educação (DRE-01), em Estância. O objetivo destas reuniões era construir o Quadro Lógico (documento de planejamento e acompanhamento) do projeto, de forma participativa, envolvendo os especialistas das diversas áreas e representantes das escolas beneficiárias.

Estavam presentes nas reuniões os representantes do IPTI (Saulo Barretto e Renata Piazzalunga), da Universidade Federal de Sergipe (Edilson Divino, Helena Zucon, Zélia Macedo e os bolsistas DTI já selecionados), da Secretaria Estadual da Educação (Ronaldo Linhares), as diretoras Iracema Silva (C.E. Arabela Ribeiro – Estância), Elenira Cardoso e as professoras Neuma Sueli (C.E. Raimundo Mendonça de Araújo – Indiaroba), Nazaré de Matos, Maria Aparecida (C.E. Comendador Calazans – Santa Luzia do Itanhy) e Jucelia Ferreira (C.E. Felisbelo Freire).







Obs.: as listas de presença podem ser obtidas em:


O Prof. Edilson Divino começou os trabalhos apresentando o projeto, seus objetivos e principais ações, ressaltando a importância deste momento de planejamento, em função da natureza complexa e multidisciplinar do que foi proposto. Em seguida, os representantes do IPTI fizeram uma apresentação do modelo do Quadro Lógico, para então abrirem os trabalhos de discussão e construção participativa.

Após intensa interação entre as diretoras e o grupo de do projeto, conseguimos elaborar a estrutura principal do Quadro Lógico, ficando para os coordenadores do projeto a revisão final e últimos ajustes, que serão apresentadas as escolas em outro momento.


Por fim, ficou acertado que será realizada uma reunião em cada escola, durante a semana de planejamento do calendário letivo (14 a 18 de fevereiro), com o objetivo de expor o projeto para todos os professores, criando as condições iniciais para que os professores que tiverem interesse em participar do projeto estabelecem um canal direto de comunicação com os especialistas das áreas elencadas no projeto, com vistas ao planejamento da elaboração dos conteúdos pedagógicos.