Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Workshop Transdisciplinar – Manguezal

O projeto Arte Com Ciência esteve nesse último sábado (18 de junho de 2011) no Colégio Estadual Raimundo Mendonça de Araújo no município de Indiaroba - SE, e realizou um workshop com o tema: Manguezal. 15 pessoas envolvidas com o projeto entre coordenadores, bolsistas e voluntários desenvolveram uma série de atividades que envolveram alunos e professores em um dia repleto de informação e interação dentro da temática abordada.



Dando início ao cronograma, o professor Edilson Divino realizou a abertura do evento, onde foi possível conhecer os 12 alunos bolsistas e professores que estavam presentes, além dos responsáveis por cada área dentro do projeto. Logo em seguida tivemos a apresentação do texto base sobre o manguezal envolvendo as diferentes áreas, salientando sobre os aspectos gerais e antrópicos do manguezal, os problemas ambientais, soluções sustentáveis e temas que podem ser explorados nas áreas de física e matemática. Continuando com as atividades, o professor Edilson realizou uma apresentação sobre como elaborar um projeto, mostrando noções gerais, princípios básicos, ambiente adequado, capacidade, técnica, criatividade e comprometimento até a estrutura do projeto.





Durante a tarde os alunos e professores se dividiram em grupos coordenados por representantes de suas respectivas áreas (Comunicação, Educação ambiental, Geociências, Biologia, Física e Matemática) com a missão de elaborar algumas propostas para os projetos.



A aluna Anne Caroline do Colégio Estadual Comendador Calazans do município de Santa Luzia do Itanhi demonstra um grande interesse pela área de química e tem ótimas expectativas em relação a tudo que pode aprender com o projeto Arte Com Ciência. “O projeto é uma porta que se abre principalmente para alunos que (como eu) pretendem ingressar na universidade já com um vasto conhecimento numa área que realmente é de seu interesse.” Diz a aluna.





quarta-feira, 15 de junho de 2011

Vem aí a Regata Ecológica Manguezal do Crasto!

A regata ecológica Manguezal do Castro do projeto Arte com Ciência, vai acontecer no dia 21/06 e será realizada com os alunos da Escola Municipal Reunidas Crasto. Será uma corrida ecológica com caiaques para alunos nas faixas etárias de 13 a 16 anos e de 17 a 18 anos. O objetivo do evento é sensibilizar a comunidade escolar para o acúmulo de resíduos no manguezal, mostrando a importância da preservação desse ecossistema tão rico e tão importante para a cultura do estado de Sergipe.
A corrida terá início às 10h do dia 21/06, na sede do IPTI no Crasto.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Semana nacional do meio ambiente

Na véspera do início da Semana Nacional do Meio Ambiente, dia 3 de junho, foram desenvolvidas uma série de atividades no Crasto com a participação das escolas de Santa Luzia do Itanhy.

Sob a orientação do Professor Edilson Divino e de um pescador da comunidade os alunos tiveram a oportunidade de fazer um passeio de Caiaque, onde foi possível mostrar que nos manguezais as condições físicas e químicas existentes são muito variáveis, o que limita os seres vivos que ali habitam e frequentam, além de enfatizar que é uma pena que esse tão importante ecossistema sofra intensa exploração pelo homem, que retira mariscos, ostras e peixes em quantidades elevadas, jogam lixo inconscientemente entre outras práticas que só prejudicam os mangues.



Em terra firme estudantes das áreas de química, física e biologia mostraram em painéis os aspectos físicos e biológicos do manguezal e a diversidade existente na flora e fauna, promovendo também a compreensão dos alunos de que é fundamental que a comunidade mude de atitude em relação a ações que prejudicam o meio ambiente e o uso dos recursos que ele oferece.





Viagem para reconhecimento


No dia 14 de maio o Professor Edilson Divino e alguns alunos bolsistas do projeto realizaram uma viagem a Santa Luzia do Itanhy e Indiaroba com o objetivo de analisar as condições físicas, químicas e biológicas dos manguezais dessa região, observando mais precisamente as espécies encontradas nesse ecossistema, água (maré), extensão territorial e como a população local se encontra em relação ao assunto educação ambiental.

sábado, 11 de junho de 2011

Folder divulgação do workshop temático

Esse é o folder feito para divulgação e coleta de dados para o workshop temático transdisciplinar a ser realizado com os professores das escolas participantes do projeto. Usando os manguezais como tema, o evento vai acontecer no dia 18/06 no colégio estadual Raimundo Mendonça de Araújo, em Indiaroba-Sergipe. Clique na imagem para visualizá-la em tamanho maior.