Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

terça-feira, 26 de junho de 2012

Escolas do projeto definem calendário para a volta às aulas


Tendo em vista o fim da greve e o reinício das aulas – definido para o dia 2 de Julho -, a equipe do Arte com Ciência realizou hoje, dia 26 de Junho, uma série de reuniões com a diretoria e a coordenação de três dos quatro colégios participantes do projeto: Gumercindo Bessa, Comendador Calazans e Raimundo Mendonça. O objetivo principal dos encontros foi possibilitar o reestruturamento do calendário das escolas e do projeto, procurando sintonizar e harmonizar as atividades de ambos.

A realização das seguintes atividades do Arte com Ciência foi colocada em discussão para o posterior ajuste final junto com o calendário escolar: debates e palestras (palestra sobre o Enem, entre outras), workshops temáticos para professores e alunos, workshops para preparação das feiras de ciência, feira durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, programação de passeios e visitações. 

Reinício das aulas está programada para o dia 2 de Julho
Outro ponto abordado foi a produção dos objetos educacionais. Foi salientado que a produção desses objetos pelos alunos podem servir como trabalhos escolares das disciplinas do Ensino Médio. A proposta é que os professores utilizem essa ferramenta a favor do planejamento das suas aulas, incentivando os estudantes a realizarem seus próprios objetos. A produção desse tipo de conteúdo é bastante eficaz no sentido de incentivar o protagonismo dos estudantes e de instigá-los a se expressar das mais variadas maneiras, através de um produto em que o resultado final é o próprio conhecimento adquirido e compartilhado. É possível, inclusive, reaplicar esses objetos dentro das salas de aula pelos próprios professores. Além disso, a produção de um objeto educacional permite que o aluno adquira uma maior dimensão acerca daquele assunto ao relacioná-lo a situações práticas do dia-dia ou mesmo oferendo-lhe a capacidade de fazer interligações entre disciplinas diversas.

Reunião serviu para compatibilizar as atividades do projeto com o calendário escolar
Também foi sugerido que o projeto e as escolas dessem suporte aos estudantes interessados em participar do concurso temático de fotografia organizado pela FINEP este ano. O concurso, intitulado Prêmio FINEP Jovem Inovador – Energia Sustentável, está com suas inscrições abertas desde o dia 16 de Abril e se encerra no dia 16 de Agosto deste ano. Durante esse período, jovens de 14 a 18 anos de todo o Brasil poderão enviar seus trabalhos fotográficos relacionados ao tema “energia sustentável”. Os melhores trabalhos concorrerão a um prêmio no valor de R$ 2,5 mil. Saiba mais clicando aqui.

Em breve, publicaremos o calendário oficial das atividades do Arte com Ciência para o segundo semestre deste ano.

Jovens de 14 a 18 anos podem concorrer à premiação

domingo, 17 de junho de 2012

Bolsistas do projeto participam de Workshop em Comunicação na Escola


Na manhã do último sábado, dia 16 de Junho, foi realizado no colégio Gumercindo Bessa (Estância) o Workshop de Comunicação na Escola. O evento contou com a presença dos bolsistas de todas as quatro escolas participantes do Arte com Ciência e foi ministrado por Rafael Santos, estudante de Jornalismo e também integrante do projeto.

A partir da discussão sobre importância da comunicação como uma forma de participação social, diversos outros temas foram abordados. Um deles foi a possibilidade do uso educacional de ferramentas digitais como o blog ou mesmo a criação de jornais escolares, mantidos e alimentados pelos próprios alunos, com a ajuda dos seus respectivos professores. Os bolsistas puderam perceber as características diversas desses veículos, assim como a importância do estabelecimento de uma periodicidade fixa e de organizar comissões para gerenciar o conteúdo mantido e produzido. Uma variedade de exemplos de pautas foi assinalada: matérias especiais sobre temas diversos, entrevistas com estudantes e professores, calendário de eventos da escola, divulgação de trabalhos dos próprios alunos como a criação de poesias ou de fotografias, entre outras coisas. 

Participantes debateram assuntos diversos relacionados à Comunicação na Escola
A comunicação dentro do projeto Arte com Ciência foi outro assunto muito importante. O encontro procurou enfatizar o objetivo principal do Arte com Ciência, que é de criar culturas dentro das comunidades escolares e não somente de funcionar como um projeto de curto prazo. Para isso, é essencial que os integrantes saibam se comunicar e prezem pela integração total dos diferentes personagens do universo escolar a que pertencem. Com esse objetivo, os bolsistas pensaram nas propostas iniciais para a criação de uma Mostra Competitiva de Objetos Educacionais, a ser realizado no final do ano, antes da prova do vestibular da Universidade Federal de Sergipe. A Mostra buscaria incentivar a produção de objetos educacionais por parte dos alunos das escolas públicas atualmente inclusas no Arte com Ciência. Todas as propostas foram anotadas para serem posteriormente discutidas por toda a equipe.

Também para incrementar a comunicação interna do projeto, foi estabelecido a criação de grupos de email para cada colégio, algo já previamente determinado no plano de comunicação. Os bolsistas enviarão relatórios semanais de atividades, a fim de facilitar o intercâmbio entre bolsistas e equipe e entre os próprios bolsistas.




segunda-feira, 4 de junho de 2012

Atividades Suspensas Temporariamente

Devido a greve dos professores do estado iniciada em 16 de abril de 2012, a grande maioria das atividades do Projeto Arte com Ciência nas escolas envolvidas (palestras, workshop, entre outras) estão suspensas, o que tem provocado um atraso na programação estabelecida no inicio do ano, em comum acordo com as escolas.

Assim que a greve for finalizada e as escolas definirem o novo calendário letivo retomaremos as atividades do Projeto, mas nos preocupa o acúmulo de atividades nas escolas, com as aulas de reposição.

Para não paralizar completamente as atividades, estamos aproveitando este período para trabalhar com os bolsistas das escolas na finalização dos objetos educacionais, cujos primeiros devem ser publicados nos próximos dias.