Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

terça-feira, 31 de julho de 2012

Reunião para definição da contratação de serviços especializados para elaboração dos dispositivos de arte, ciência e ecologia.

No dia 30 de julho do corrente ano, os coordenadores do Projeto Arte com Ciência Saulo Barretto, Edílson Divino e Ronaldo Nunes reuniram-se na Universidade Federal de Sergipe com o objetivo de definir a contratação de serviços especializados para a elaboração dos dispositivos de arte, ciência e ecologia, referentes ao primeiro ciclo das feiras escolares: Fogão Solar e Manguezal (Aratu).

O processo de seleção da empresa foi realizado através de licitação na modalidade Carta Convite onde três empresas enviaram propostas ao IPTI. As empresas participantes foram:
Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro, Ydreams Brasil Ltda e Estúdio Preto & Branco. Após a abertura dos envelopes, na presença dos coordenadores do Projeto Arte com Ciência, constatou-se que a Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro apresentou menor preço e foi declarada vencedora. Abaixo apresentamos a ata desta reunião, com os valores apresentados pelas empresas concorrentes.


sexta-feira, 27 de julho de 2012

Arte com Ciência promove palestra sobre o ENEM para alunos de Santa Luzia e Indiaroba


Durante os próximos meses, os alunos do Ensino Médio de todo o país estarão se preparando para a prova do ENEM. Com o intuito de explicar o modo de funcionamento desse exame e de oferecer algumas dicas importantes ao desempenho dos estudantes na hora da prova, o Prof. Severino Benedito visitou os colégios Raimundo Mendonça e Comendador Calazans, em um evento organizado pelo projeto Arte com Ciência. A palestra aconteceu no dia 26 de Julho, às 15:30 em Indiaroba (Colégio Raimundo Mendonça) e, no turno da noite, às 19:30, na cidade de Santa Luzia (Colégio Comendador Calazans).

Palestra do Prof. Severino no Colégio Raimundo Mendonça

Alunos do terceiro do ano dos dois colégios puderam tirar suas variadas dúvidas a respeito do sistema de pontuação da prova, além de outros assuntos. O Prof. Severino, professor de Literatura, aproveitou também para dar algumas dicas de Redação e de métodos de estudo. Os estudantes se mostraram bastante curiosos com a explicação do Prof. Severino, que com uma palestra atrativa e dinâmica, entremeada de citações a poesias locais, captou ainda mais o interesse dos alunos. Além da avaliação do desempenho escolar ao fim do ensino médio, O ENEM tem sido utilizado, ultimamente, também como mecanismo de acesso ao ensino superior. Para saber mais sobre o exame, clique aqui.

Os alunos puderam solucionar algumas dúvidas sobre o ENEM

A palestra também aconteceu no colégio Comendador Calazans

A exposição de Severino segue ainda para Estância, nos colégios Arabela Ribeiro e Gumercindo Bessa. A palestra sobre o ENEM faz parte de uma série de palestras que irão ocorrer durante todo o ano nas quatro escolas atualmente integrantes do projeto.

A equipe do projeto preparou também um vídeo contendo pequenos trechos da apresentação de Severino Benedito nos dois colégios. Confira abaixo.





segunda-feira, 23 de julho de 2012

IV Workshop Transdisciplinar - Segunda etapa


No dia 21 de Julho, o Arte com Ciência deu continuidade ao IV Workshop Transdisciplinar, ocorrido nos mesmos moldes da edição anterior, direcionada aos professores dos colégios Raimundo Mendonça (Indiaroba) e Comendador Calazans (Itanhi). Dessa vez, os docentes das escolas de Estância puderam participar das mais diversas oficinas, objetivando o aperfeiçoamento na elaboração de projetos, através da união entre disciplinas e campos do conhecimento variados, resultando em uma experiência de interdisciplinaridade e troca de saberes. As seguintes oficinas foram ofertadas: Ecologia de Campo, Geologia e Paleontologia, Arte e Design, Comunicação e Física.

O coordenador do projeto pelo IPTI, Saulo Barretto, também se reuniu com os docentes das duas escolas. Durante o encontro, a equipe do projeto, junto com os professores, discutiram diversos temas relacionados à importância do aperfeiçoamento contínuo do ensino nas escolas sergipanas. A integração dos objetos educacionais como parte de uma nova cultura escolar - melhor adaptada às ferramentas tecnológicas disponíveis e ao universo de interesse dos alunos - foi um dos temais mais debatidos.  Hoje, vários pesquisadores da área atestam a eficácia do uso dos objetos educacionais nas salas de aula, tanto a partir da produção colaborativa entre alunos e professores, como também da exibição desses objetos produzidos como parte do conteúdo programático. 

Saulo Barretto com os docentes das escolas de Estância participantes do projeto
Após o encontro, os professores seguiram para as oficinas escolhidas conforme a preferência e área de interesse de cada um.  Durante o workshop de Ecologia de Campo, por exemplo, os professores puderam conhecer as funções ecológicas de uma espécie de abelha e a sua importância para o equilíbrio ambiental, fazendo uma ponte com diversos outros assuntos similares. Já na oficina de Comunicação, os professores discutiram os elementos da comunicação existentes durante o processo de ensino, muitas vezes despercebidos. A importância de se comunicar bem e a característica colaborativa dos projetos e dos objetos educacionais foram temas analisados através do contexto educativo ao qual os docentes estavam inseridos.

Participantes da oficina de Geologia e Paleontologia

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Próximos eventos do projeto Arte com Ciência

Mais dois eventos do Arte com Ciência acontecerão em breve nos três municípios participantes. O primeiro deles, que se dará no próximo sábado (21/07), será a segunda edição do IV Workshop Transdisciplinar. Dessa vez a palestra sobre elaboração de projetos temáticos bem como os minicursos de ecologia de campo, geologia e paleontologia, arte e design, comunicação, química e física, serão ministrados no colégio estadual Arabela Ribeiro. Assim, os docentes que trabalham em Estância/SE, tanto no próprio C.E. Arabela Ribeiro, como no C.E. Gumercindo Bessa, terão a oportunidade de participar desse workshop cuja a proposta é trabalhar a transdisciplinaridade.

Já o segundo evento será mais uma edição do Círculo de Palestras do Arte com Ciência e acontecerá no dia 26/07.  Tendo como tema o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, o professor Severino Benedito ministrará a palestra à tarde no Centro de Convenções de Indiaroba e à noite no colégio estadual Comendador Calazans, em Santa Luzia do Itanhy. Dessa maneira os eventos do projeto pretendem conseguir maior alcance e visibilidade entre os participantes do projeto de diferentes municípios.

O material preparado para divulgar tais eventos seguem o mesmo padrão usado anteriormente para o Workshop Transdisciplinar e para o Círculo de Palestras com o objetivo de criar familiaridade entre os eventos e as escolas participantes.






IV Workshop Transdisciplinar - Primeira etapa


O IV Workshop Transdisciplinar do Arte Com Ciência começou às 8h30 do dia 14 de Julho, no Centro de Convenções de Indiaroba, com a participação dos professores dos colégios Raimundo Mendonça (Indiaroba) e Comendador Calazans (Itanhi). A proposta principal é o aperfeiçoamento dos docentes na elaboração de projetos. No sábado, as seguintes oficinas foram ministradas: Física, Química, Ecologia de Campo, Arte e Design, Paleontologia e Geologia. O IV Workshop Transdisciplinar irá acontecer também no próximo dia 21 de Julho, nos mesmos moldes da edição anterior, mas dessa vez direcionada aos professores dos colégios Arabela Ribeiro e Gumercindo Bessa, localizados em Estância.

Cada uma das áreas cobertas proporcionaram a expansão do conhecimento interdisciplinar dos docentes, demonstrando formas diferentes de construir conhecimento, além de direcioná-los para a criação de projetos que buscavam a união de disciplinas e campos do conhecimento diversos.

A Oficina de Arte e Design, por exemplo, ministrada por Dândolo Santos, teve como objetivo atentar para a importância da arte como ferramenta de construção de senso estético e vocabulário visual. Outro ponto abordado foi a necessidade de incluir a arte como elemento de finalização e sensibilização nos projetos, tornando-os sempre interdisciplinares. 

Workshop objetivou aperfeiçoar os docentes na elaboração de projetos

Na oficina de Paleontologia e Geologia, foram discutidos temas como o estudo dos fósseis sergipanos. Leonardo Almeida, ministrante da oficina, salientou a diversidade de ferramentas existentes para se trabalhar assuntos relacionados à área, como os recursos audiovisuais, fotografias sequenciais e desenhos computacionais, entre outros.

No próximo dia 21, os monitores seguem para a cidade de Estância para dar continuidade à segunda etapa do Workshop.

A Paleontologia e a Geologia foram temas do Workshop

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Panfleto para divulgação do IV Workshop Transdisciplinar

No próximo Sábado, dia 14/07, acontecerá o IV Workshop Transdisciplinar do Projeto Arte com Ciência. O evento se dará em Indiaroba, no Centro de Convenções, e terá por objetivo capacitar os docentes, dando uma noção geral em algumas áreas específicas, como Geologia, Arte e Design, Ecologia, Física ou Matemática. Caberá ao docente escolher o curso que deseja participar, no dia do evento.

O material gráfico de divulgação foi elaborado em formato A4 devido à facilidade de impressão. O mesmo será afixado nos murais informativos das quatro escolas participantes do projeto. Exatamente por esse motivo, preferiu-se usar tamanho de corpo grande para as tipografias selecionadas e minimizar as informações contidas no panfleto.