Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Exposição dos projetos do Arte com Ciência

No próximo dia 8 de março será a abertura da exposição dos dois primeiros dispositivos (instalações multimídia) de museus ciência, elaborados a partir de idéias de alunos e professores da rede estadual de ensino de Sergipe, dentro do projeto Arte com Ciência, que é apoiado pela FINEP.

A proposta do Arte com Ciência prevê a elaboração de 5 dispositivos interativos que estabeleçam uma relação entre arte, ciência e ecologia, princípios conceituais do projeto, todos eles selecionados nas feiras de arte, ciência e ecologia, realizadas nas escolas de ensino médio de municípios do sul sergipano (Estância, Santa Luzia do Itanhy e Indiaroba), em 2011 e em 2012.

Uma vez selecionados, o projeto da escola é entregue a profissionais que elaborarão a versão do dispositivo, num nível compatível com qualquer museu de ciência do mundo, mas respeitando a proposta da escola e trabalhando em interação com o grupo de alunos e professores dos projeto vencedores, que permanecem como autores principais do dispositivo.


sábado, 16 de fevereiro de 2013

Obra do laboratório entra na reta final

Os trabalhos de construção do laboratório do projeto Arte com Ciência, que abrigará o acervo da biblioteca de Artes Visuais, entram na fase final, com a previsão de término das obras em 28 de fevereiro de 2013. As etapas que restam são as de rebocar o teto e fazer o piso, que será de cimento queimado.

Nesta quarta-feira, dia 20 de fevereiro, entra em cena o eletricista, cujo trabalho deve durar até o final de semana. No início da semana que vem serão instaladas as portas.

As etapas que restarão, e que serão executadas na primeira quinzena de março, são as de montagem das esquadrias de alumínio e vidro temperado e a de pintura.

O mobiliário da biblioteca já está pronto e aguardando pela liberação do prédio para ser instalado. O acervo também já foi adquirido e as primeiras entregas devem ocorrer a partir do dia 26 de fevereiro.

Em meados de março sera oferecido um curso (48 horas no total) de Auxiliar de Biblioteca, para interessados de Santa Luzia do Itanhy, Estância e Indiaroba, sob a coordenação da Associação Profissional de Bibliotecários e Documentalistas de Sergipe.

Com tudo isso, nossa expectativa é de colocar a biblioteca em funcionamento no início de abril, logo após a conclusão do curso e seleção da pessoa que ficará responsável pela biblioteca, e após a catalogação e organização do acervo.

As fotos abaixo, tiradas em 3 momentos das últimas 2 semanas, ilustram o andamento da obra: