Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Cadastro de alunos na plataforma Guigoh


Após a divulgação do novo Layout da plataforma guigoh, no dia 16 de julho do referido ano, a equipe do projeto arte com ciência promoveu a atividade intitulada CAD, no Colégio Estadual Raimundo Mendonça de Araújo (Indiaroba/Se),  que teve como objetivo incentivar os alunos a conhecer os recursos disponíveis na plataforma guigoh através do seu primeiro acesso, sendo necessário efetuar seu cadastro para tal finalidade.

Alunos acessando a plataforma guigoh no laboratório de informática
 
Para tal, a equipe do projeto teve como estratégia fazer o convite diretamente aos alunos, sendo assim, foi necessário passar o dia no colégio para que pudéssemos atingir alunos dos períodos matutino e vespertino. O convite ocorreu de sala em sala, onde foi feito uma explanação geral da plataforma, os alunos interessados foram convidados a irem ao laboratório de informática da escola para efetuar seu primeiro login no sistema no laboratório de informática da escola onde foram orientados, pela esquipe do projeto e dois alunos voluntários, os primeiros passos para utilização da plataforma guigoh.

Contudo, consideramos o resultado desta atividade como satisfatório, pois percebemos certa empolgação, curiosidade e sugestões para a plataforma feita por alunos. Outro ponto significante desta atividade foi à solicitação de acompanhamento em atividades que envolvam a construção de objetos educacionais e o uso da  plataforma guigoh, feito pela professora de história e, com previsão das atividades para o segundo semestre letivo do colégio.

Aproveitamos para informar que esta atividade se realizará nos outros colégios envolvidos no projeto, porém estamos aguardando o final do período de férias.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Nova Plataforma Guigoh é destaque durante evento do projeto Arte com Ciência

Durante os dias 17 e 18 de junho, o projeto arte com ciência promoveu o lançamento do novo layout da plataforma Guigoh nos colégios estaduais Comendador Calazans, em Santa Luzia do Itanhi (dia 17), e professor Raimundo Mendonça de Araújo, em Indiaroba (dia 18).
                                                       Palestra no Col. Comendador Calazans (Santa Luzia do Itanhi)
O evento teve como objetivo não só apresentar aos alunos e professores o novo “Guigoh”, mas também exibir os objetos educacionais que vem sendo produzidos pelos alunos das próprias escolas, e, que já estão inseridos também nesta plataforma.
Durante o evento, os alunos envolvidos também comentaram sobre a sua atual participação, além da importância de se incentivar a maior quantidade de jovens a participar de projetos como o arte com ciência.

                                                        Palestra em Indiaroba

O ex-bolsista Flávio Severo, comentou sobre as suas expectativas: “eu nunca imaginei que poderia aprender tanto em tão pouco tempo...o que aprendi nesse projeto vou levar comigo pra tudo que faço”. Após termino da palestra, professores e alunos foram convidados a criarem seus perfis no novo site do Guigoh.
                                                        Bolsista Ana Carla auxiliando no cadastramento dos alunos