Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Arte com Ciência integra alunos do Brasil e da França


No dia 25 de Abril de 2014, no município de Santa Luzia do Ithanhy, foi iniciado o projeto de intercâmbio entre Brasil e França, em torno do projeto Arte com Ciência, reunindo alunos do Colégio Comendador Calazans, de Santa Luzia do Ithanhy (SE) e do Liceu Edouard Herriot, de Lyon, França.

Este intercâmbio é resultado de uma parceria estabelecida entre a organização Cacimba de Cinema e Vídeo e o Liceu Edouard Herriot, que em 2014 encontrou no projeto Arte com Ciência uma oportunidade de se consolidar. Neste sentido, a proposta foi de aproximar alunos e professores das 2 instituições escolares para produzirem 4 objetos educacionais multimídia, em torno de temas escolhidos pelos alunos, sendo 2 pelos alunos brasileiros e 2 pelos alunos franceses.

No primeiro dia de atividades, os franceses conheceram a Biblioteca Luminescência, especializada em artes visuais e localizada no povoado do Castro, onde Monique Long fez uma apresentação sobre o IPTI e os projetos desenvolvidos pela organização. Neste momento, o IPTI recebeu uma doação de 9 tablets, adquiridos pelos alunos franceses, para serem utilizados nos projetos de alfabetização, que a organização conduz em Santa Luzia do Itanhy.




Os 4 objetos educacionais multimídia produzidos durante esse período foram:

1- Expedição Artística Francesa ao Brasil – 1816
2- Palavras Francesas usadas no Brasil
3- Propagação do som
4- Porcentagem


No link abaixo é possível assistir ao objeto “Expedição Artística Francesa ao Brasil – 1816”, elaborado como parte desta experiência de intercâmbio.

http://www.youtube.com/watch?v=Ti-CN88Yrm0&feature=youtu.be

Ao final, ocorreu uma reunião entre as equipes do IPTI e do Liceu Edouard Herriot, quando o coordenador do projeto Arte com Ciência, Saulo Barretto, apresentou uma proposta de como pode ser consolidada esta cooperação, incluindo a possibilidade de intercâmbio dos alunos brasileiros em liceus franceses, a partir de 2015. Esta possibilidade está sendo articulada junto à Embaixada da França no Brasil, em Brasília, que já sinalizou positivamente.

Por outro lado, ficou estabelecido que o Liceu Edouard Herriot buscará integrar no Arte com Ciência outros liceus franceses, que tenham a língua portuguesa como parte do seu currículo, na perspectiva de que, ano a ano, a rede de conhecimento em arte e ciência possa ser ampliada na França, dando visibilidade ao projeto e abrindo possibilidades de ampliação para outros países, ao menos aqueles de língua portuguesa e francesa.

Em breve, o IPTI irá lançar uma versão em Francês da plataforma Guigoh.













Nenhum comentário:

Postar um comentário