Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Palestra: As mudanças nos padrões estéticos durante a história no Colégio Arabela Ribeiro

Retomando o ciclo de trabalhos, foi realizada no dia 27 de agosto a Palestra “As mudanças nos padrões estéticos durante a história” no Colégio Arabela Ribeiro, pelo professor de Literatura e cineasta Isaac Dourado. 


O professor Isaac levou para os alunos um breve histórico sobre as mudanças nos padrões estéticos e como eles afetam os critérios de gosto e padrões de beleza da sociedade. As turmas de 1º e 3º anos do Ensino Médio protagonizaram um debate sobre as implicações desses padrões nas condições de saúde das pessoas e como isso afeta a formação deles próprios, jovens em formação intelectual e física. Eles discutiram ainda problemas como, por exemplo, o uso de drogas, distúrbios físicos e alimentares causados pela influência da mídia. A diretora do Colégio Maria Gorete, participou do debate ao final da sessão e falou da importância de atividades desse tipo em complemento a formação dos alunos.

Esta Palestra faz parte de um ciclo de atividades pensado para contribuir com a formação crítica dos alunos das escolas que participam dos projetos. Elas auxiliam na evolução da escrita e capacidade de argumentação dos alunos e atrai mais alunos para o projeto. O ciclo só se encerrará quando o grupo de alunos de cada escola absorver a extensão transdisciplinar do projeto Arte com Ciência e passar a multiplicar a visão do projeto para os outros alunos da instituição.
Finalizando a atividade foi exibido o curta-metragem “Xandrilá”, que trabalha um pouco das questões discutidas durante o debate. O Curta é uma realização da Gonara Filmes e da Sete Nove Audiovisual e foi co-produzido pelo professor Isaac Dourado.


Como primeira atividade de palestra nessa retomada, encontramos algumas dificuldades de aglutinação e interação dos alunos. Contudo, vamos buscar fortalecer o vinculo com o corpo diretivo e de funcionários, e vamos gerar um calendário de atividades o que acarretará numa confiança maior da parte deles para com o projeto, levaremos essas experiências para as outras escolas participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário