Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

domingo, 16 de novembro de 2014

Início da re-aplicação no SESI de Taguatinga

Nesta quarta-feira, dia 12 de novembro de 2014, iniciamos as ações de re-aplicação do projeto Arte com Ciência na rede SESI de ensino, começando com a unidade localizada em Taguatinga, Distrito Federal.

Esta re-aplicação é fruto de parceria estabelecida entre o IPTI e o SESI Nacional, que prevê uma experiência piloto em 2 unidades escolares do SESI, na perspectiva de que possamos sistematizar uma metodologia que permita a disseminação para outras unidades interessadas.

Depois de conversas com a diretoria da unidade SESI de Taguatinga, realizamos uma atividade de sensibilização e mobilização dos professores desta unidade, do primeiro ano do ensino médio. Como os alunos do segundo e terceiro anos do SESI têm atividades nos dois turnos, a diretoria da escola sugeriu que o Arte com Ciência seja concentrado nos alunos do primeiro ano, sendo que no segundo semestre começaremos e envolver os alunos do 9o ano do ensino fundamental, para que eles já iniciem o primeiro ano do ensino médio alinhados com o projeto.





A reunião foi excelente, com elogios ao projeto da parte de todos os professores do SESI, que disseram estar seguros de que a proposta vai ganhar adesão imediata e entusiasmada dos alunos. As oficinas de cultura digital serão realizadas na semana de 9 a 13 de fevereiro de 2015, uma vez que as aulas começam em 28 de janeiro de 2015.

Um aspecto interessante da metodologia de oficinas é que alunos de Sergipe, das escolas participantes do Arte com Ciência, desde o início, atuarão como oficineiros, junto à equipe do IPTI. Esta estratégia, além de promover maior engajamento por parte dos alunos e permitir intercâmbio, também contribui para que o projeto possa ganhar escala, em função da redução dos custos das oficinas.