Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

segunda-feira, 9 de março de 2015

Oficinas de Cultura Digital acontecem no SESI Taguatinga


Entre os dias 09 e 13 de fevereiro foi realizada a Oficina de Cultura Digital na unidade de ensino SESI Taguatinga, Distrito Federal, que teve o intuito de capacitar alunos e professores para a produção e compartilhamento de conteúdos educacionais, em formato multimídia. Além da oficina, foi entregue o kit completo para criação do Centro de Produção Digital da unidade, os alunos sob a supervisão dos professores vão poder criar conteúdos educacionais a partir do conhecimento adquirido nas oficinas.

A Oficina de Produção Audiovisual permitiu que os 20 alunos participantes, selecionados pelos professores entre os alunos do 1º ano do ensino médio turma A e B, tivessem acesso a noções técnicas e práticas nas áreas de Fotografia, Som e Elaboração de Roteiros para objetos educacionais.

Ao fim da semana os alunos, utilizando conceitos básicos de luz, cor, imagem em movimento, captação de som, noções de narrativa audiovisual, habilidades pessoais e conteúdos da grade de ensino com a supervisão dos monitores, produziram Objetos Educacionais em vídeo que serão editados na oficina de edição que acontece entre os dias 2 e 6 de março.

A equipe do IPTI montou os computadores, impressora, mesa de som e demais equipamentos de áudio e vídeo na sala onde será desenvolvido o projeto. Ao fim da tarde Thelma Santana, Supervisora e Coordenadora EBEP e o professor responsável Rafael Haruin fizeram a inspeção do novo Laboratório Multimídia do SESI Taguatinga. 

O professor Rafael está bastante animado com a implantação do Centro e afirma que os alunos e professores estão entusiasmados com as possibilidades de criação de ferramentas de ensino e do incentivo a criatividade dos alunos.








Esta re-aplicação é fruto de parceria estabelecida entre o IPTI e o SESI Nacional, que prevê uma experiência piloto em 2 unidades escolares do SESI, na perspectiva de que possamos sistematizar uma metodologia que permita a disseminação para outras unidades interessadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário