Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Laboratório Multimídia do SESI Taguatinga

O Laboratório Multimídia do complexo educacional SESI Taguatinga está a todo vapor. Os alunos estão produzindo objetos educacionais em diversas plataformas, em formatos de áudio e vídeo, com criatividade e descontração. O laboratório está funcionando desde fevereiro deste ano e conta com diversos equipamentos que servem de ferramenta para a criatividade desses jovens.


Confira a lista de equipamentos disponíveis no Laboratório:

Microfones KL-5 (3 unidades)
Câmera Nikon D3200 (1 unidade)
Câmera Fotográfica Sony DSC-H300 (1 unidade)
Fones de Ouvido SPH2000 (2 unidades)
Pedestais de Microfones (2 unidade)
Caixa acústica R1000t4 (1 unidade)
Tripé ST-330G (1 unidade)
No Breaks (2 unidades)
Computadores de Mesa completos, prontos para uso de softwares de vídeo e áudio
(3 unidades)
Mixer/ Mesa de Som (1 unidade)
Mesa digitalizadora (1 unidade)I
mpressora (1 unidade)
Ar condicionado (1 unidade)
Gravador digital portátil (1 unidade)

Esta re-aplicação é fruto de parceria estabelecida entre o IPTI e o SESI Nacional, que prevê uma experiência piloto em 2 unidades escolares do SESI, na perspectiva de que possamos sistematizar uma metodologia que permita a disseminação para outras unidades interessadas.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Oficina de Podcast no Colégio Raimundo Mendonça de Araújo


No dia 07 de abril foi realizada a Oficina de Podcast, no Colégio Raimundo Mendonça de Araújo, através do projeto Arte com Ciência. A oficina, além de capacitar os alunos na produção de objetos educacionais em áudio também auxiliará na re-implantação da Rádio Escolar. Os alunos que participaram da oficina foram apresentados aos objetivos e conceitos, e desenvolveram seus próprios roteiros seguindo a grade de programação proposta pela escola.


A Rádio faz parte do projeto proposto pelas professoras Carla da Conceição Andrade e Adriana Ferraz de Brito, e será inscrito no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Júnior – PIBIC Jr. Que visa entre outras coisas viabilizar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e difusão científica em instituições de ensino.

Além da oficina, foi realizada uma apresentação do projeto Arte com Ciência a direção do Colégio Estadual Dr. Antonio Garcia Filho, que participará do projeto Arte com Ciência no ano de 2015.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Oficinas de Podcast no SESI Taguatinga

Entre os dias 24 e 27 de março os alunos do projeto Arte com Ciência do SESI Taguatinga participaram da Oficina de Podcast. Após a apresentação dos objetivos e conceitos, os alunos se reuniram para planejar os roteiros e temas dos objetos.

Cada grupo selecionou um tema para o objeto educacional em áudio, o grupo 1 falou sobre a mitologia grega utilizando uma parodia musical. Já o grupo 2 criou um roteiro sobre a miscigenação e a variedade cultural brasileira. E o grupo 3 trabalhou uma versão de jornalismo esportivo.


As atividades foram divididas em etapas, produção, gravação e edição desses objetos educacionais em formato de Podcast. Ao final da oficina todos os grupos se encontraram na sala de audiovisual do SESI e cada grupo apresentou e exibiu seu objeto.

Além disso, foi realizada a entrega dos certificados referentes as duas últimas oficinas realizadas pelo projeto: “produção de objetos educacionais” e “edição de vídeo” com a participação dos alunos das turmas do primeiro ano A e B, com o acompanhamento da equipe de professores do ensino médio e fundamental da instituição.



Esta re-aplicação é fruto de parceria estabelecida entre o IPTI e o SESI Nacional, que prevê uma experiência piloto em 2 unidades escolares do SESI, na perspectiva de que possamos sistematizar uma metodologia que permita a disseminação para outras unidades interessadas.