Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Intercâmbio e Cultura Digital

Interação, conhecimento e ferramentas digitais, deram forma às atividades de mais uma edição do Intercâmbio Audiovisual entre alunos de Lyon, Rhône-Alpes, e alunos do Sul Sergipano. Este ano o projeto aconteceu entre os dias 14 e 25 de Julho, envolvendo alunos do Colégio Estadual Comendador Calazans, Santa Luzia do Itanhy e do Colégio Estadual Raimundo Mendonça de Araújo, Indiaroba.


Os alunos participaram de oficinas de capacitação audiovisual obtendo noções técnicas e práticas nas áreas de fotografia, iluminação e som, além de produzirem em parceria roteiros para a realização de objetos educacionais.

Em paralelo, as atividades de formação, os alunos, professores e as escolas brasileiras promoveram atividades de interação cultural, com a apresentação de manifestações regionais, visitas a espaços de cultos religiosos diversos, e em contato com a natureza. 


Na segunda semana de atividades os alunos, organizados em grupos mistos produziram Objetos Educacionais em vídeo, utilizando conceitos básicos de luz, cor, imagem em movimento, captação de som, noções de narrativa audiovisual, habilidades pessoais e conteúdos da grade de ensino com a supervisão dos monitores, franceses e brasileiros, gerando ao todo cinco objetos com os temas: Fotossíntese; Política na França e no Brasil; Lavoisier; O uso dos Porquês; e A Globalização. 



Ao fim da visita, quatro dos objetos foram exibidos para a comunidade do Povoado Crasto, onde o grupo francês ficou hospedado. Estes objetos educacionais estarão disponíveis na plataforma Guigoh. A exibição aconteceu na Escola Infantil Sítio do Pica Pau Amarelo e teve ainda a apresentação, por parte dos alunos franceses da proposta de construção de uma praça no povoado, que foi elaborada durante a estadia deles e desenvolvida em parceria com a comunidade. 



Esta atividade é fruto de parceria estabelecida entre o IPTI, a associação francesa “Solidariedade além do oceano” e a Cacimba de Cinema e Vídeo, que prevê uma experiência piloto na França, com a perspectiva de que possamos sistematizar uma metodologia que permita a disseminação em instituições de ensino francesas que trabalhem com o ensino da Língua Portuguesa.