Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Oficina de Edição chega ao Djenal Tavares de Queiroz

O Colégio Estadual Djenal Tavares de Queiroz recebeu na segunda semana de setembro a Oficina de Edição de Vídeo, esta é uma das etapas do processo de formação em Cultura Digital.
Os jovens foram apresentados aos processos técnicos da edição não-linear e tiveram a chance de se deixar envolver pela magia da montagem e finalizar os objetos que haviam produzido na primeira etapa, realizada em agosto.

Durante a oficina os alunos e professores se cadastraram na plataforma Guigoh e iniciaram o processo de compartilhamento de informação e conteúdo com os colegas.
Ao final da oficina os vídeos finalizados foram exibidos para alunos e professores.


Esta re-aplicação prevê atividades em mais 9 unidades de ensino da rede estadual, em municípios de várias regiões de Sergipe. Com a perspectiva de sistematizar uma metodologia que permita a disseminação para outras unidades interessadas.


quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Murilo Braga recebe as Oficinas de Cultura Digital

Em setembro foi a vez de o Colégio Estadual Murilo Braga receber as oficinas e atividades de formação do Projeto Educação e Cultura Digital. Entre os dias 14 e 18 de setembro a equipe de reaplicadores esteve em Itabaiana para dar início as atividades do projeto.


A Oficina envolveu alunos de 1º ano e 2º ano do ensino médio que tiveram contato com noções técnicas e práticas nas áreas de Fotografia, Som e Elaboração de Roteiros de objetos educacionais. Organizados em grupos os jovens partiram para a etapa de produção dos objetos, com a seleção do tema, a escolha do formato e busca de locações, figurinos e acessórios.


O grupo teve o acompanhamento das professoras Claudete e Jossane, e a supervisão dos monitores e suporte dos professores e coordenação. Produziram quatro objetos que serão editados na segunda etapa com a Oficina de Edição. Após a edição os objetos serão disponibilizados na plataforma Guigoh e poderão ser acessados por todos os alunos e professores cadastrados na rede.


Esta re-aplicação prevê atividades em mais 8 unidades de ensino da rede estadual, em municípios de várias regiões de Sergipe. Com a perspectiva de sistematizar uma metodologia que permita a disseminação para outras unidades interessadas.


terça-feira, 8 de setembro de 2015

Educação e Cultura Digital começa no C.E. Djenal Tavares de Queiroz

Tiveram início no dia 26 de agosto as atividades de formação do Projeto Educação e Cultura Digital, o primeiro a receber a Oficina foi o Colégio Estadual Djenal Tavares de Queiroz, que fica em Moita Bonita.

A Oficina de Cultura Digital teve a participação de 20 jovens selecionados pela coordenação da escola. O grupo de alunos do 1º ano e 2º ano do ensino médio tiveram acesso a noções técnicas e práticas nas áreas de Fotografia, Som e Elaboração de Roteiros para objetos educacionais.

Separados em grupos, e após escolher os conteúdos da grade que gostariam de abordar, os alunos com a supervisão dos monitores e suporte dos professores e coordenação produziram objetos ligados a física, história moderna e antiga, e geografia política.



Durante as gravações eles usaram equipamentos disponíveis na própria escola e trabalharam conceitos básicos de luz, cor, imagem em movimento, captação de som, noções de narrativa audiovisual, habilidades pessoais e ao final da oficina haviam produzido quatro Objetos Educacionais em vídeo que serão finalizados na oficina de edição que acontece entre os dias 15 e 18 de setembro.




Esta re-aplicação prevê atividades em mais 9 unidades de ensino da rede estadual, em municípios de várias regiões de Sergipe. Com a perspectiva de sistematizar uma metodologia que permita a disseminação para outras unidades interessadas.